
Bom dia Sr. Presidente
Eu sou professor e venho contactá-lo porque achei o seu silêncio ensurdecedor, é que depois de uma manifestação que reuniu 120 000 pessoas/professores (números não confirmados porque incompreensivelmente a PSP se recusou a informar o número de participantes... a quem interessará tal facto), mais de 2/3 dos professores o Sr. não faz nenhum comentário.O protesto não se limita à avaliação, não... nós estamos fartos de medidas incompetentes que apenas degradam o ensino público.- Como pessoas que têm exactamente o mesmo tipo de tarefas podem estar divididos entre professores e titulares... é uma aberração que não pode continuar (nem toda a gente pode atingir o topo da carreira... concedo... mas porque não voltar à antiga prova pública de acesso ao 8.º escalão).- O estatuto do aluno obriga os professores a fazerem provas de recuperação sucessivas para alunos que não têm qualquer interesse na escola e aqueles alunos que infelizmente tiveram problemas de saúde justificados são avaliados pela mesma bitola (já vi alunos virem à escola cheios de febre porque têm medo de faltar). O Ministério remete as medidas correctivas para o Estatuto do aluno, que são... Ordem de saída da sala (e outras do género);- Relativamente ao Ensino Especial - o Secretário Valter Lemos apenas considera NEE os alunos com deficiências... o que é isto? E depois envia-as para as escolas sem lhes dar condições nenhumas.- Os professores contratados que, ao contrário do que seria de esperar, não podem entrar na carreira à medida que outros professores se vão reformando (apenas quando há concurso para todos os docentes... de 3/3 ou 4/4 anos). Apesar de já terem dado aulas por vários anos e terem sido formados para a docência, são obrigados a fazer várias provas (pagas pelos próprios) em que se tiverem nota inferior a 14 numa delas serão automaticamente excluídos da docência.- Na avaliação a folha que a Sra. Ministra diz que se demora duas horas a preencher, necessito de:* prever o sucesso educativo dos meus alunos (sem que os tenha conhecido... por isso tenho de ir ver as notas do ano passado e fazer um levantamento estatístico dos resultados que a turma obteve, relacionar esses dados com os valores que os alunos obtiveram em fichas diagnósticas - realizadas após as férias de Verão - sabendo os alunos que não contam para a sua avaliação). Depois disso tenho de relacionar os dados obtidos com os objectivos de melhoria definidas pela própria escola. * indicar as medidas que vou tomar para reduzir o abandono escolar dos meus alunos (como pode imaginar... se o director de turma pouco ou nada pode fazer neste campo... a generalidade dos professores pouco mais podem fazer que ter umas conversas com os alunos e enviar uns recados aos Encarregados de Educação);* prestar apoio aos meus alunos que têm dificuldades de aprendizagem sem que não exista sequer um minuto previsto no meu horário para o facto;* indicar como vou participar nas estruturas da escola;* indicar como vai ser a minha relação com a comunidade;* como vai ser a minha formação contínua (temos de fazer um mínimo 25h/ano... o que concordo... mas ao contrário do que acontece com a generalidade dos trabalhadores... a nossa formação é feita fora do horário de trabalho, à noite ou ao sábado. E como a oferta formativa é manifestamente insuficiente para as necessidades, existem (muitos) professores a pagarem do seu bolso 150 € ou mais pelas formações).* a participação e dinamização de projectos* utilização das TICComo pode perceber a ficha de Objectivos Individuais não leva duas horas a preencher, acrescentando-se uma reunião com o Coordenador do departamento que decide se os objectivos têm de ser reorganizados ou não.
Temos de ter três aulas assistidas por ano pelo Coordenador que pode ser da disciplina ou não... incluindo uma reunião antes e outra depois de cada aula.Enquanto isto tudo os professores têm de continuar a preparar as suas aulas para turmas sobrelotadas com 2/3 níveis de aprendizagens diferentes (com sorte).Se for a uma visita de estudo e tiver aulas, terei de deixar materiais para uma aula de substituição para um colega que não é da disciplina (na grande maioria dos casos) dar aos alunos.Pessoalmente tenho 3 projectos para coordenar pelo que, acrescentando às 4 turmas que tenho, também tenho de marcar reuniões, prepará-las, contactar entidades para que venham fazer algumas coisas ao agrupamento (que devido à crise exigem remuneração... o que não podemos dar porque não existe verba alguma).Os Coordenadores dos Departamentos (que continuam a ter aulas próprias) têm de fazer todo este trabalho, multiplicando o número de reuniões por 10/12 (nas escolas mais pequenas), assistir a centenas de aulas, cada aula com a respectiva ficha (cada uma com dezenas de itens).Estas situações são apenas algumas por que nós passamos... faça as contas e quantas horas isto dá por semana... 35? 40? Da última vez que eu fiz as contas andava acima das 50. Onde ficam as nossas famílias?E ainda a electricidade, papel, Internet, etc. que nós gastamos do próprio bolso porque a generalidade das escolas não têm condições para que se trabalhe na escola."
Temos de ter três aulas assistidas por ano pelo Coordenador que pode ser da disciplina ou não... incluindo uma reunião antes e outra depois de cada aula.Enquanto isto tudo os professores têm de continuar a preparar as suas aulas para turmas sobrelotadas com 2/3 níveis de aprendizagens diferentes (com sorte).Se for a uma visita de estudo e tiver aulas, terei de deixar materiais para uma aula de substituição para um colega que não é da disciplina (na grande maioria dos casos) dar aos alunos.Pessoalmente tenho 3 projectos para coordenar pelo que, acrescentando às 4 turmas que tenho, também tenho de marcar reuniões, prepará-las, contactar entidades para que venham fazer algumas coisas ao agrupamento (que devido à crise exigem remuneração... o que não podemos dar porque não existe verba alguma).Os Coordenadores dos Departamentos (que continuam a ter aulas próprias) têm de fazer todo este trabalho, multiplicando o número de reuniões por 10/12 (nas escolas mais pequenas), assistir a centenas de aulas, cada aula com a respectiva ficha (cada uma com dezenas de itens).Estas situações são apenas algumas por que nós passamos... faça as contas e quantas horas isto dá por semana... 35? 40? Da última vez que eu fiz as contas andava acima das 50. Onde ficam as nossas famílias?E ainda a electricidade, papel, Internet, etc. que nós gastamos do próprio bolso porque a generalidade das escolas não têm condições para que se trabalhe na escola."
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